Pedro Leopoldo conclui a vacinação de 1ª dose para o público de mais de 18 anos

Pedro Leopoldo é uma das primeiras cidades da região metropolitana a concluir a primeira etapa de vacinação. Agora o município realiza a vacinação de repescagem para as pessoas que ainda não se imunizaram

À frente de alguns municípios mineiros, como até mesmo a capital, Belo Horizonte, a Prefeitura de Pedro Leopoldo deu início na última quinta-feira, 26 de agosto, à vacinação contra a Covid-19 para as pessoas de 18 anos de idade. De acordo com os números do último vacinômetro, mais de 54 mil doses já foram aplicadas nos braços dos pedroleopoldenses, sendo 40.450 referentes a 1ª dose, 12.550 de D2 e 1.622 de dose única.

Eloisa Helena, Prefeita Municipal, afirmou seu alívio ao receber essa notícia e destacou que, ainda, não é momento de facilitar. “É um marco concluir essa primeira etapa de vacinação, portanto, não é momento de relaxar até que todos tomem a 2ª dose, até que as pessoas que ainda não foram se vacinar, se vacinem! A pandemia não acabou! Temos uma longa caminhada, que com certeza vamos percorrer e vencer”, disse.

Respescagem

Agora com a vacinação de 1ª dose concluída, o município passou a oferecer a vacinação de repescagem que é destinada a todos aqueles com 18 anos ou mais, que não se vacinaram por motivos de perda de data, doenças como a da gripe ou qualquer outro motivo.

Com horário alternativo das 17h às 21h, o CMI recebeu na segunda-feira, 30 de agosto, diversas pessoas. A vacinação de 2ª dose continua acontecendo normalmente no município. “É preciso completar o ciclo de imunização e Pedro Leopoldo trabalhou para garantir a segunda dose para todos que tomaram a primeira, no devido prazo. A D2 pode ser tomada na data que consta no cartão, de preferência onde a pessoa recebeu a D1”, disse Daniel Lucas, Chefe de Vigilância em Saúde de Pedro Leopoldo.

Daniel ainda lembrou que, sobre a próxima etapa de vacinação, de D1 para pessoas com menos de 18 anos e de terceira dose para imunossuprimidos e pessoas acima de 70 anos, a Secretaria Municipal de Saúde já entrou em contato com a Secretaria do Estado de Saúde e aguarda orientações do Governo de Minas para as definições destas ações.

O Chefe de Vigilância em Saúde reforça a necessidade de manter os cuidados mesmo após a vacinação. “Continuem usando máscara, álcool em gel e mantenham o distanciamento social”, concluiu.