Prefeitura lança programa de atividades não presenciais “EducaEMCASA – PL”

O programa será quinzenal e atenderá a todos os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, incluindo os que não possuem acesso à internet. O programa entra em ação no próximo dia 01 de junho

Em virtude da pandemia do Coronavírus, vários serviços seguem suspensos em Pedro Leopoldo, incluindo as aulas da rede pública de ensino. A suspensão do ensino presencial começou em meados de março em escolas públicas e privadas de todo o mundo. Segundo a Unicef, somente na América Latina e Caribe, 154 milhões de estudantes estão sem aulas presenciais. A suspensão temporária das atividades in loco, por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os estudantes e o restante da população.

Para suprir esta lacuna e manter o aprendizado dos alunos da rede municipal atualizado, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Educacional da cidade, publicou uma portaria na qual implementa o Programa “EducaEMCASA – PL”. O objetivo é reorganizar o calendário escolar 2020 e ofertar atividades não presenciais utilizando plataformas digitais aliadas a outras estratégias, de modo a atender todos os educandos da Rede Pública do município.

De acordo com a portaria, a suspensão das aulas na Rede Pública deverá ser compreendida como férias ou antecipação dos recessos escolares referentes aos meses de julho, outubro e dezembro de 2020, seguindo recomendações do Decreto Municipal.

Importante lembrar que desde o dia 31 de março a Secretaria de Educação de Pedro Leopoldo já realiza diversas atividades com o programa o “Reiventando o Tempo em Casa”, que são disponibilizadas no site da Prefeitura Municipal. Lá estão inúmeras atividades lúdicas para todos os alunos, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Como vai funcionar?

O Programa de aulas não presenciais terá início para os alunos no dia 01 de junho. O EducaEMCASA – PL contará com as ferramentas online e impressa, de modo que todos os alunos tenham acesso, independente de internet, incluindo os alunos de alta vulnerabilidade. O material impresso será disponibilizado para todos os cerca de 7 mil alunos das escolas públicas municipais de Pedro Leopoldo. “Todos os alunos receberão um Bloco de Atividades e Orientações para seguirem as aulas normalmente, sem qualquer tipo de prejuízo. A opção virtual é um plus e contará com diversas opções de plataformas, visando atingir o máximo de alunos”, explicou a Secretária de Educação de PL, Denise Botelho.

O programa terá periodicidade quinzenal e alunos especiais terão atividades diferenciadas. “Os profissionais inclusos no processo preparam as atividades em blocos impressos, enviam aos alunos e ficam à disposição para tirar dúvidas via plataformas digitais e outros meios de comunicação. E todas as atividades terão suas especificidades. Alunos com necessidades diferenciadas terão apoio extra do Centro Especializado de Apoio à Inclusão”, ressaltou Denise.

Cada uma das instituições entrará em contato com as famílias para verificar o acesso dos alunos às tecnologias disponíveis, à rede de internet, celular e computador. “O Programa EducaEMCASA – PL não tem o objetivo de substituir nem transferir a responsabilidade de ensino escolar para as famílias, e sim realizar um trabalho conjunto, buscando a excelência de sempre”, reforçou Denise.

Material impresso

Os alunos da zona rural do município receberão as apostilas em casa. Os demais alunos, pais ou responsáveis poderão ir até a escola onde está matriculado e retirar o material. “Toda logística será organizada entre escola, aluno e família por meio dos canais de comunicação estabelecidos no primeiro contato, considerando sempre a prática de todas as medidas de prevenção contra o coronavírus”, explicou Denise.

O aluno poderá tirar suas dúvidas pelos meios de comunicação WhatsApp, email, diferentes plataformas de videoconferência e ainda os telefones das escolas. Os profissionais da rede de educação de PL vão trabalhar em regime de escala nas instituições, respeitando as medidas de segurança e teletrabalho.

Mais informações:

3662-3798 – 3662-1075 / 3662-3763 / 3662-3747